sexta-feira, 27 de setembro de 2013

O papel do monitor e da utilização de novas ferramentas aliado às tecnologias de aprendizagem a distância.



Educar pessoas por intermédio da utilização de ferramentas tecnológicas na sociedade que vivemos é um grande desafio visto que isso não significa apenas a função de treiná-las em determinadas competências específicas e sim primeiramente capacitá-las ao uso de diferentes tecnologias aliadas ao conteúdo que possibilitarão ao aluno adentrar esse novo universo que se abre. Devemos permitir os alunos à interação com todos os recursos disponíveis e a toda uma estrutura inserida no ambiente virtual. Dessa forma os alunos não ficarão limitados ao acesso ao conteúdo do curso que ao longo do tempo podem tornar-se pouco interessante. O aluno deve ser capacitado a interagir de forma integral com o ambiente fazendo com que o momento de estudo ultrapasse os limites do conteúdo proposto e seja mais enriquecedor que a simples leitura de um material.

A utilização de fóruns, chats, comunidades, wikis e links com redes sociais podem incentivar novas descobertas por intermédio de discussões e novos pontos de vista de outros alunos em diferentes assuntos. Sem dúvidas monitorar a ferramenta de forma efetiva é fundamental para que os tópicos propostos nas discussões estejam sempre alinhados ao conteúdo do curso.
O desenvolvimento de habilidades e a atenção a navegação do aluno pelo ambiente deve ser orientadas por um monitor que tem papel essencial na quebra das barreiras iniciais.
É esse monitor que irá sanar as dúvidas iniciais tecnológicas como barreiras criadas por dificuldades de acesso ao ambiente virtual. Participará de toda a fase de ambientação para que aquela estrutura virtual torne-se o mais familiar possível para o aluno, otimizando o uso de todas as ferramentas inseridas no ambiente customizado. O monitor fará todo o acompanhamento de acessos, tentando minimizar a evasão dos alunos, dentre outras atividades.
A parte motivacional é sempre um grande desafio para qualquer treinamento e sem dúvidas essa é a maior função do monitor. Por mais que a tecnologia nos permita desbravar horizontes ainda não conhecidos a orientação e a personalização desse atendimento, ou seja, saber que em meio a esse grande universo de possibilidades o aluno terá acompanhamento e que não estará sozinho faz toda a diferença.

Um comentário:

  1. Raquel, muito boa a sua postagem e abordagem! Quando falamos em educação a distância, em um primeiro momento, pensamos em tecnologia e seus recursos midiáticos a serem aplicados para a construção do conhecimento do aluno. Mas, temos que pensar, também, na importância monitor/tutor nos ambientes virtuais de aprendizagem. A partir do momento em que a EaD tem características atemporais e rompe barreiras espaciais, ela pode atingir públicos variados e de diversas regiões. Sendo assim, temos que considerar os saberes tecnológicos de cada um e saber auxiliá-los e motivá-los para, assim, construírem seu conhecimento.

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