Educar pessoas por intermédio da utilização de ferramentas
tecnológicas na sociedade que vivemos é um grande desafio visto que isso não
significa apenas a função de treiná-las em determinadas competências
específicas e sim primeiramente capacitá-las ao uso de diferentes tecnologias aliadas
ao conteúdo que possibilitarão ao aluno adentrar esse novo universo que se abre.
Devemos permitir os alunos à interação com todos os recursos disponíveis e a
toda uma estrutura inserida no ambiente virtual. Dessa forma os alunos não ficarão
limitados ao acesso ao conteúdo do curso que ao longo do tempo podem tornar-se pouco
interessante. O aluno deve ser capacitado a interagir de forma integral com o
ambiente fazendo com que o momento de estudo ultrapasse os limites do conteúdo
proposto e seja mais enriquecedor que a simples leitura de um material.
A utilização de fóruns, chats, comunidades, wikis e links
com redes sociais podem incentivar novas descobertas por intermédio de
discussões e novos pontos de vista de outros alunos em diferentes assuntos. Sem
dúvidas monitorar a ferramenta de forma efetiva é fundamental para que os
tópicos propostos nas discussões estejam sempre alinhados ao conteúdo do curso.
O desenvolvimento de habilidades e a atenção a navegação do
aluno pelo ambiente deve ser orientadas por um monitor que tem papel essencial
na quebra das barreiras iniciais.
É esse monitor que irá sanar as dúvidas iniciais
tecnológicas como barreiras criadas por dificuldades de acesso ao ambiente
virtual. Participará de toda a fase de ambientação para que aquela estrutura
virtual torne-se o mais familiar possível para o aluno, otimizando o uso de
todas as ferramentas inseridas no ambiente customizado. O monitor fará todo o
acompanhamento de acessos, tentando minimizar a evasão dos alunos, dentre
outras atividades.
A parte motivacional é sempre um grande desafio para
qualquer treinamento e sem dúvidas essa é a maior função do monitor. Por mais
que a tecnologia nos permita desbravar horizontes ainda não conhecidos a
orientação e a personalização desse atendimento, ou seja, saber que em meio a
esse grande universo de possibilidades o aluno terá acompanhamento e que não
estará sozinho faz toda a diferença.
Raquel, muito boa a sua postagem e abordagem! Quando falamos em educação a distância, em um primeiro momento, pensamos em tecnologia e seus recursos midiáticos a serem aplicados para a construção do conhecimento do aluno. Mas, temos que pensar, também, na importância monitor/tutor nos ambientes virtuais de aprendizagem. A partir do momento em que a EaD tem características atemporais e rompe barreiras espaciais, ela pode atingir públicos variados e de diversas regiões. Sendo assim, temos que considerar os saberes tecnológicos de cada um e saber auxiliá-los e motivá-los para, assim, construírem seu conhecimento.
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