quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O papel do videogame

Com toda esta banalização da violência, a tendência em tentar manter seus filhos em lugares seguros e longe de qualquer possibilidade (ainda que remota) é cada vez maior! Mas este isolamento não se restringe apenas ao cuidado dos pais: muitos de nós evitamos a exposição para não correr riscos.

Este “cárcere” exige que tenhamos o mínimo de diversão e conforto em nossas casas, e os jogos eletrônicos são ótimas alternativas! Porém, apesar de serem produtos focados no entretenimento, aliar jogos e educação sempre foi uma tarefa árdua para a maioria dos games designers.

A Educação Tangencial é uma forte candidata ao sucesso: utilizar jogos para estimular o conhecimento, parece ser a grande descoberta do momento. É muito simples: o objetivo não é, necessariamente, ensinar explicitamente e sim, estimular o aprendizado através das experiências vividas no contexto do game.
Entenda melhor esta nova categoria e prepare-se para jogar à vontade!

2 comentários:

  1. Post interessante. Acho que finalmente começamos a descobrir que aprender não precisa ser chato. Pode ser algo natural e até divertido. Penso que não é uma tarefa fácil para os Game Designers unir entretenimento e conhecimento, mas como as possibilidades são muitas, acredito que surjam propostas interessantes e inovadoras nos próximos anos. Outro aspecto interessante desse assunto é que o conhecimento acaba se tornando viral. Foram citados no vídeo o Guittar Hero e Call of Dutty, dois games de grande sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Terrific work! This is the type of information that should be shared around the web. Shame on the search engines for not positioning this post higher!

    ResponderExcluir