terça-feira, 11 de outubro de 2011

É copiando que não se aprende.

Tem um antigo ditado que diz “quem não cola não sai da escola”. Verdade ou não, o fato é que muitos estudantes fazem tal ação. Esta prática vem de muito tempo. Provavelmente desde que as escolas foram criadas. Os professores sempre se preocuparam com ela e tentaram impedi-la com rigor e vista atenta. Hoje em dia os alunos tem uma série de novos recursos que podem facilitá-la. Celulares, Iphones, canetas eletrônicas etc. Os fiscais de prova têm de ficar mais antenados. Mas existe um outro grande recurso que pode ser usado contra a cola. Os professores podem e devem elaborar provas que prezem pelo raciocínio do aluno. Que o façam construir o pensamento. Numa questão em que o aluno deve refletir e dar a resposta de acordo com o seu próprio conhecimento e opinião, fica mais difícil colar. É como numa prova de redação. O estudante aplica suas noções sobre a matéria individualmente. Os professores e as escolas discutem sobre o tema, mas não se deve esquecer que o mesmo também diz respeito aos pais. Afinal de contas, é a partir de casa que se aprende tudo. Ou pelo menos a base.


E a Educação a Distância? Aí é que os alunos podem copiar...
Mas assim como na educação presencial, a distância também é possível avaliar o aluno pelo seu desempenho real e evitar que seu trabalho seja apenas uma cola. Tudo depende de como o curso foi estruturado. A distância, pode-se ter um acompanhamento tão bom quanto ou melhor que dentro de sala de aula, como acompanhamento de acesso a cada atividade, avaliação de exercícios, participação dos alunos em atividades de interação, provas, trabalhos... Mas tudo depende de como foi o planejamento e a preparação dos tutores e monitores.

3 comentários:

  1. Sou a favor de provas que prezam o raciocínio do aluno. O modelo "decoreba" é retrógrado e fácil de colar, mas quem nunca deu uma coladinha?

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  2. Colar pode até fazer com que a pessoa tire uma nota acima da média, mas não dará o resultado principal, que é justamente o conhecimento sobre o assunto abordado. E será no futuro que verá o quanto vai fazer falta o conhecimento que não adquiriu, enquanto colava ao invés de estudar.

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  3. O aluno que cola pode tirar uma boa nota, mas ele não adquiri conhecimento. Por isso os professores devem elaborar provas discursivas fazendo com que o aluno precise raciocinar antes de responder.

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