Tem um antigo ditado que diz “quem não cola não sai da escola”. Verdade ou não, o fato é que muitos estudantes fazem tal ação. Esta prática vem de muito tempo. Provavelmente desde que as escolas foram criadas. Os professores sempre se preocuparam com ela e tentaram impedi-la com rigor e vista atenta. Hoje em dia os alunos tem uma série de novos recursos que podem facilitá-la. Celulares, Iphones, canetas eletrônicas etc. Os fiscais de prova têm de ficar mais antenados. Mas existe um outro grande recurso que pode ser usado contra a cola. Os professores podem e devem elaborar provas que prezem pelo raciocínio do aluno. Que o façam construir o pensamento. Numa questão em que o aluno deve refletir e dar a resposta de acordo com o seu próprio conhecimento e opinião, fica mais difícil colar. É como numa prova de redação. O estudante aplica suas noções sobre a matéria individualmente. Os professores e as escolas discutem sobre o tema, mas não se deve esquecer que o mesmo também diz respeito aos pais. Afinal de contas, é a partir de casa que se aprende tudo. Ou pelo menos a base.
E a Educação a Distância? Aí é que os alunos podem copiar...
Mas assim como na educação presencial, a distância também é possível avaliar o aluno pelo seu desempenho real e evitar que seu trabalho seja apenas uma cola. Tudo depende de como o curso foi estruturado. A distância, pode-se ter um acompanhamento tão bom quanto ou melhor que dentro de sala de aula, como acompanhamento de acesso a cada atividade, avaliação de exercícios, participação dos alunos em atividades de interação, provas, trabalhos... Mas tudo depende de como foi o planejamento e a preparação dos tutores e monitores.
Sou a favor de provas que prezam o raciocínio do aluno. O modelo "decoreba" é retrógrado e fácil de colar, mas quem nunca deu uma coladinha?
ResponderExcluirColar pode até fazer com que a pessoa tire uma nota acima da média, mas não dará o resultado principal, que é justamente o conhecimento sobre o assunto abordado. E será no futuro que verá o quanto vai fazer falta o conhecimento que não adquiriu, enquanto colava ao invés de estudar.
ResponderExcluirO aluno que cola pode tirar uma boa nota, mas ele não adquiri conhecimento. Por isso os professores devem elaborar provas discursivas fazendo com que o aluno precise raciocinar antes de responder.
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