As tecnologias de informação e comunicação e as possibilidades de interatividade nas novas tecnologias são capazes de romper as barreiras de tempo e espaço. As tecnologias da informação e comunicação permitem que pessoas que estão em diferentes localizações geográficas possam habitar o mesmo espaço, se conectando a qualquer momento. Esta possibilidade oferece novas oportunidades de aprendizagem em novos meios e formatos de materiais didáticos, além de novas estratégias pedagógicas nos ambientes virtuais de aprendizagem.
A capacidade de promoção da informação, comunicação, interação e colaboração das tecnologias tem como consequência direta a construção de novos conhecimentos devido à velocidade das trocas de informações que pode-se obter ampliando a possibilidade de comunicações entre outros países, rompendo barreiras de tempo e espaço presentes em um espaço físico.
Os alunos, ao terem acesso às informações e produzirem conhecimento, compartilham experiências culturais de outros participantes, que contribuem para que possam se tornar indivíduos mais capazes de serem responsáveis e conscientes por suas necessidades e interesses de aprendizagem, de forma consciente e autônoma.
Faz-se necessária a compreensão da produção de um significado a uma informação adquirida. O sentido tem uma produção com um caráter mais singular e individual com relação ao sentido que algo tem, sendo um processo muito mais complexo que uma simples transmissão de informações, e para que isso ocorra é necessário que haja uma interação dos indivíduos havendo, consequentemente, uma colaboração.
A informação chega a um indivíduo a partir de uma interação, que resulta em uma colaboração, e esta, por sua vez, gera conhecimentos e possíveis entendimentos, partindo para um caráter cognitivo para atingirmos o aprendizado. Porém, de acordo com o texto, a aprendizagem é algo que vai muito além do processo de cognição, pois essa não se estrutura em algo estático, a aprendizagem também se engloba por mudanças de interesses, valores e ideologias.
No processo de educação a distância online, os envolvidos tem acesso às informações e participam do processo a partir da troca dessas informações e experiências, desenvolvendo conhecimentos e relações do mundo em que vivem a partir do apoio dos mediadores.
A importância da orientação dentro dos ambientes virtuais de aprendizagem se faz necessária em todos os aspectos e considerações de um aluno virtual. A mediação para a ambientação do aluno além de ter como objetivo o auxílio e o incentivo devem ter um papel de orientação para o uso dos recursos presentes dos ambientes virtuais, afim de que haja uma melhor utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem e um efetivo do processo de construção do conhecimento por parte dos alunos.
Thay Rodrigues – Tutora - Fábrica de Cursos
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