terça-feira, 20 de setembro de 2011

Pensando viveu um homem.



É sempre bom prestigiar nossos pensadores e educadores, pois eles é que refletem sobre nossa cultura, deixam-na mais consistente e a divulgam para o mundo. E para nós mesmos também. Para nosso próprio país que muitas vezes não a conhece e não a reverencia como deve. Ontem seria aniversário de um desses grandes filósofos nacionais:Paulo Freire. Morto desde 1997, ele foi um dos grandes criadores de conceitos que definiam e exprimiam os sentimentos de nossa gente. Publicou inúmeros livros com temas ligados à cultura nacional. Todos eles falam sobre nossa diversidade e identidade. A comparam com o mundo e a sociedade em geral. Foi um grande educador e um grande homem, tendo como princípios o carinho e a injeção de ânimo e força para com o povo brasileiro.  Lutou contra o preconceito e o segregamento cultural de forma valente e bem argumentada. Por isso fazemos essa merecidíssima homenagem. E viva Paulo Freire.


“A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda.”

“Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.”

Paulo Freire (1921-1997)

3 comentários:

  1. Continuará vivo enquanto houver gente lendo e valorizando o que ele escreveu.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo com a importante obra deixada por esse grande filósofo e educador brasileiro, a justiça social ainda está longe de existir nesse país.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza sua obra permanecerá. Um corpo pode se decompor, mas uma idéia é imortal... uma parte de Paulo Freire estará sempre entre nós.

    ResponderExcluir