Uma grande dificuldade que ronda o mundo corporativo hoje em
dia é a busca em saber como aumentar a produtividade. A resposta é simples,
basta saber a diferença o que é urgente para o que é importante, e assim o
tempo será melhor aproveitado.
Para identificar a ordem que devem ser executadas das
tarefas durante o dia, primeiramente deve-se ter em mente quais são os
objetivos em sua carreira. Com as metas definidas de curto, médio e longo prazo,
deve-se comparar com as atividades de rotina para descobrir se suas metas batem
com o seu serviço e assim perceber se não está perdendo tempo com tarefas que
não refletem no trabalho ou na carreira.
Em seguida, analise as prioridades. Quando as metas são
definidas, fica muito mais fácil determinar quais são as atividades importantes
e o que devem ser feito com urgência. Depois de definir as prioridades, o
primeiro passo é a mudança dos hábitos. Essa transformação pode vir de duas
maneiras, quando acontece um evento que force a alteração de comportamento ou
através da repetição e perseverança. Um exemplo da primeira opção, é quando um
profissional perde o emprego por ser improdutivo, ele irá refletir sobre o seu
comportamento e irá mudar. A segunda opção é quando o profissional percebe que
pode fazer melhor e busca uma modificação em seu comportamento.
Uma prática que também deve ser avaliada é quando o
profissional foca mais no problema do que na solução. Ainda que não saiba a melhor solução do obstáculo
que esteja enfrentando, ter a mente aberta faz com que inove nas soluções.
Mari, excelente assunto abordado!
ResponderExcluirÉ muito importante ter em mente o quanto a administração do tempo faz a diferença para o nosso dia a dia, seja na vida profissional ou pessoal. Muitas vezes devido à falta de organização em definir as prioridades, corremos o risco de não ter um dia produtivo. Seguir as dicas indicadas é primordial para evitar o desperdício de tempo.
Mari!
ResponderExcluirMuito bom o assunto!
Tenho sempre em mãos um caderno onde anoto tudo que eu tenho de fazer! Isso pode ser bom para analisarmos as prioridades e definirmos quanto tempo podemos dedicar a cada uma das nossas atividades.
Administrar o tempo é, com certeza, uma "pérola corporativa".
Hoje em dia, devido à falta de organização, muitas pessoas correm risco de não produzirem....