Quando pensamos em bom relacionamento profissional, logo nos
lembramos de confiança. Sem ela a convivência no ambiente de trabalho se torna
ruim por trazer muitas dúvidas, assim aumenta a insatisfação da equipe, causa
falta de comprometimento do pessoal e traz “ruídos” na comunicação.
Então, como mostrar que é uma pessoa confiável?
Para atestar que é confiável não basta dizer, deve demonstrar
através de atitudes do dia a dia.
Existem três características que revelam se o funcionário é
uma pessoa confiável.
O primeiro aspecto que se deve prestar atenção é verificar
se o individuo tem uma conduta honesta, intriga e coerente no seu cotidiano.
Quando a pessoa é sincera, os colegas de trabalho acreditam nela, assim se torna
um local transparente e harmonioso para trabalhar.
A segunda qualidade importante, é quando a pessoa diz que
tem capacidade técnica para exercer uma função e mostra pela sua competência
que consegue fazê-lo. Desta forma a equipe confia nela para praticar
determinados serviços.
Por último, ter compaixão ou empatia pelo seu grupo de
trabalho. Quando as pessoas se colocam no lugar dos outros e entendem os seus
problemas, os funcionários produzem melhor por perceberem que todos estão
querendo o mesmo resultado, consequentemente confiam que determinada pessoa não
está produzindo o que deveria por estar passando por algum problema, mas que
logo voltaram a gerar os mesmos resultados.
Mari, ótimo assunto abordado!
ResponderExcluirO fator mais importante na construção de um relacionamento profissional é a confiança, aliás, a confiança é à base de qualquer relacionamento. Acredito que através da confiança depositada em você ou em alguém, logo após vem à responsabilidade e credibilidade. Outro fato importante é confiarmos em nós mesmos, assim começamos a confiar nas pessoas, e as pessoas a confiarem em nós.
Mari, muito interessante o post! Confiança é fundamental em relações profissionais. Relações essas que fazem parte do nosso dia-a-dia. Um ambiente profissional propício onde às pessoas confiam nas outras, são verdadeiras e transparentes sem dúvidas irá impactar na produtividade da empresa. Assim como a confiança na relação com nossos clientes. Transparência, credibilidade e saber ouvir o nosso cliente é fundamental em qualquer negociação.
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