É fato que a
Educação a Distância no Brasil, a cada dia, cresce mais e mais, e com ela
cresce, também, o papel de uma figura muito importante nos Ambientes Virtuais
de Aprendizagem: O Tutor.
A atuação do tutor
nas salas de aula virtuais favorece o aumento de diálogos nos ambientes
virtuais e, umas das interações do processo de ensino-aprendizagem é a ação do
feedback entre o professor e o aluno.
O feedback, ou
propriamente o retorno ao aluno sobre suas considerações, pode ser uma
comunicação para retornar ao aluno sobre sua resposta referente à alguma
atividade instrucional ou pode permitir que o aluno compare sua atuação com a
esperada, por exemplo. Desta forma, o feedback fornecido pelo tutor nos cursos
on-line, é uma informação direcionada ao aluno após sua movimentação nos
ambientes virtuais, afim de adequar suas percepções com o propósito da aula.
Assim, o feedback
se mostra extremamente necessário, visto que, desta forma, ele se apresenta como
parte fundamental do processo ensino-aprendizagem.
Neste caso, sabendo
que a interação ocorre no meio on-line, mediado de forma assíncrona, é
importante pensar nas estratégias que devem ser utilizadas para diminuir a
falha de elementos de comunicação.
Uma das estratégias
mais utilizadas neste caso, é a utilização de emoticons, que tenta trazer à
linguagem escrita virtual, um pouco da emoção que se tenta transmitir,
simulando uma expressão facial, por exemplo. Além da utilização, também, de
recursos de formatação de texto para intensificar uma palavra ou frase e,
também, destaca-la utilizando o negrito, sublinhado e itálico, por exemplo.
Além disso, o tutor deve saber que palavras utilizar para que sua mensagem seja
devidamente interpretada. Com isso, ele pode escolher palavras para atuar em um
tom bem-humorado, questionador, curioso e norteador, por exemplo.
Com isso, é muito
importante para o tutor observar as seguintes pontuações:
- Correção textual
- é sempre importante que se verifique antes de enviar um feedback ao aluno, se
há algum erro.
- Coerência textual
- É importante verificar a coerência dos textos, ver se as ideias não estão
confusas e sem contexto.
- Clareza e
objetividade - O importante no retorno do feedback é que o texto esteja claro e
objetivo ao aluno, evitando o uso de palavras rebuscadas e de compreensão
difícil.
Sendo assim,
podemos concluir que o feedback nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, tem o
papel de orientar, mediar e esclarecer o aluno, considerando a linguagem
utilizada, o tom da escrita, a organização e a adequação do texto, além do
conteúdo. Estes elementos são fundamentais à um feedback efetivo e demandam de
estratégias de ensino-aprendizagem para manter a interação entre tutor e aluno
e, assim, auxiliar o aluno na construção de seu conhecimento.
Thay Rodrigues - Tutora da Fábrica de Cursos
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