terça-feira, 8 de abril de 2014

EAD e os caminhos para o sucesso

Se pudéssemos voltar no tempo a alguns anos atrás, o termo ‘educação a distância’, nos causaria certa resistência. Poucos ainda conheciam o poder da modalidade de aprendizado, enquanto alguns custavam a acreditar que, num futuro próximo, o sucesso seria inerente – e o mecanismo indispensável.

De acordo com o Censo EAD BR 2012, em torno de 5,8 milhões de matrículas foram realizadas em cursos a distância e, desse total, 74,4% das matrículas foram realizadas em cursos livres, 19,8% nos autorizados e 5,8% em disciplinas de cursos presenciais que podem ser realizadas a distância.

Poderíamos citar inúmeras vantagens: baixo custo, flexibilidade de horário, fácil acesso, mas as características vão além! Com inúmeras possibilidades tecnológicas e acesso facilitado à internet, é comum buscar alternativas de conhecimento que se adaptem, facilmente, ao dia a dia corriqueiro das pessoas. “As sociedades sempre estão em processo de inserção tecnológica, seja ela qual for a tecnologia. Ela faz – e sempre fez – parte da vida dos indivíduos e, por isso, não percebemos sua existência e não consideramos como tecnologia. Adaptar-se às tecnologias faz parte do cotidiano da sociedade”, afirma Thayane Rodrigues, tutora da Fábrica de Cursos.

De fato, a facilidade de acesso é um dos fatores responsáveis por conquistar, a cada dia, novos adeptos. No ambiente corporativo, por exemplo, a modalidade EAD é capaz de ultrapassar fronteiras entre estados – e até países – a fim de facilidade a disseminação de informações para diversos colaboradores.

Se a tecnologia nos permite facilitar os caminhos com a mesma qualidade do tradicional sistema lousa/professor/aluno, que assim o faça, de acordo com Thayane Rodrigues: “É nesta geração que está introduzida a educação a distância, que se insere na admissão dos computadores, da internet, da tecnologia de multimídia, do hipertexto, dos vídeos e demais outros recursos que proporcionem o aprendizado e a construção de conhecimento por uma infinidade de caminhos que a rede mundial de computadores possibilita”, finaliza a tutora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário