segunda-feira, 21 de julho de 2014

Inteligência emocional

No universo empresarial entendesse - Para se manter bem sucedido no universo empresarial é importante que o profissional seja racional, ou seja, as emoções não devem influenciar em suas decisões. No entanto, isso não ocorre na prática: as emoções sempre estão presentes no cotidiano. Quando o funcionário apresenta um problema pessoal, por exemplo, caso não tenha controle sobre seus sentimentos, seja ele qual for, pode prejudicar, de forma direta ou indireta, o resultado de seu trabalho. Portanto, para que qualquer trabalho seja realizado de maneira eficiente é necessário inteligência emocional. 

Para isto, é necessário aliar autoconhecimento e descobrir a origem das emoções, utilizando-as, assim, a seu favor. Quando permitimos sentir algo mesmo que seja ruim, isto nos faz refletir, desta forma teremos mais chances desenvolver possibilidades para a resolução dos problemas.

Saber admitir suas limitações e as dos outros também é muito importante. Conhecer as próprias expectativas, fraquezas e ambições são cruciais para obter a inteligência emocional. Após alcançar essa sabedoria é interessante estendê-la para as pessoas ao seu redor. Consequentemente, sua compreensão será maior com as pessoas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário