segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Fofoca no trabalho

Durante o café, alguns colegas de trabalho insistem em falar mal do colega: o jeito como se veste, fala, gesticula... Parece que qualquer ação é motivo para gerar um comentário. Essas situações, muitas vezes, são comuns nos ambientes corporativos, apesar de não serem saudáveis.

Algumas pessoas insistem em disseminar notícias duvidosas, mentirosas ou, até mesmo, verdadeiras, mas com cunho maldoso, a fim de prejudicar o colega. Geralmente, essas atitudes são atribuídas a uma palavra: fofoca. 

As fofocas podem estar relacionadas tanto às pessoas em si, quanto a empresa: seja por uma regra, comportamento do novo chefe ou rumores variados, podendo tomar proporções variadas, inclusive demissões. 


Além de prejudicar a sua carreira, você também oferece riscos à pessoa que está diretamente envolvida no assunto. Portanto, avalie o conteúdo das informações antes de repassá-las. Utilize a teoria dos três filtros do filósofo Sócrates, antes de repassar as informações: “a notícia é verdadeira?”, “é algo que vá atribuir bons resultados?” e “seria útil eu repassar esta informação?” O melhor a fazer é evitar se envolver nestas questões, se distanciando, pois, de acordo com o seu comportamento, um dia você também poderá se tornar alvo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário