Uma
vez que esta modalidade encontra-se em projeção de ascensão internacional e
nacional, aumentando a oferta de ensino superior, pós-graduação, cursos de extensão
e qualificação profissional, possibilitando a elevação do nível de escolaridade
e maior preparação para o mercado de trabalho, a educação a distância vem
apontando, dentre as alternativas de estudo, como uma possibilidade concreta de
ultrapassar os centros urbanos, permitindo que a formação continuada seja
realizada utilizando como recurso as novas tecnologias.
Logo,
esse processo de ensino-aprendizagem deve ocorrer pelo paradigma centrado na
ação educativa flexível, aberta e interativa, a partir do qual o aluno
percorrera o processo de aprendizagem no seu tempo individual, de forma
autônoma, mas não necessariamente sozinho. (VILLARDI, 2005). E é nesse contexto
que se insere o tutor.
Acompanhar
o aluno, dando o suporte teórico necessário para uma ação reflexiva dentro de
sua área de conhecimento, são ações relevantes do papel do tutor no processo de
ensino-aprendizagem do aluno. Para tal acompanhamento pedagógico, o professor
precisa estar confortável dentro do ambiente de ensino e também de todo aparato
tecnológico, para que utilize, de forma produtiva, todas as ferramentas
disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem com a finalidade de oferecer
uma formação de qualidade.
Segundo Silva (2008), “Na sala de aula
presencial prevalece a baixa participação oral dos alunos e a insistência nas
atividades solitárias”, enquanto na Educação a Distância, a participação do
aluno é de caráter fundamental para
construção do seu conhecimento e dos colegas de ambiente virtual, sendo assim,
o professor necessita mediar essas participações interativas, para que nenhuma
aprendizagem ocorra com conceitos deturpados. Nessa lógica, “o professor deixa de ser um
informador para ser um formador; caso contrário, o uso da tecnologia terá
apenas aparência de modernidade.” (GABRIEL, 2013)
GABRIEL.
Martha. Educar a (r)evolução digital na educação. -1.ed. – São Paulo: Saraiva,
2013.
SILVA, Marco (2008). Sala de Aula Interativa: A
Educação Presencial e a Distância em Sintonia com a Era Digital e com a
Cidadania. http://www.senac.br/BTS/272/boltec272e.htm. Acesso em 12/09/2014.
VILLARDI,
Raquel e OLIVEIRA, Eloisa Gomes. Tecnologia na educação: uma perspectiva
sócio-interacionista. – Rio de Janeiro: Dunya, 2005.
Thay Rodrigues - Tutora da Fábrica de Cursos
Thay Rodrigues - Tutora da Fábrica de Cursos
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