A postura profissional dentro do escritório muitas vezes é
mais importante que a competência técnica do funcionário. Na maioria das vezes
uma pessoa é contratada por ter um determinado conhecimento, mas é demitida por
não se encaixar na cultura da instituição.
Ao ser contratado em uma nova empresa é importante observar
como as pessoas se comportam naquele ambiente. Interromper os colegas de
trabalho para fazer comentários desnecessários ou fora de hora são algumas
atitudes que podem prejudicar sua reputação profissional.
Procurar se familiarizar com os costumes da instituição
também é um fator relevante. Por exemplo, saber respeitar a hierarquia da
empresa. Em algumas companhias o acesso aos diretores é livre, ou seja, o funcionário
pode ir direto a sala do chefe sem antes conversar com o gerente. Mas em outras empresas é importante respeitar
a posição de cada funcionário, para não ser mal interpretado.
Ter uma postura cordial é fundamental para o bom
relacionamento na empresa. Ser educado e se mostrar solícito são características
que as empresas valorizam, são pessoas que sabem trabalhar em equipe.
Muitas empresas por saberem desse problema buscam
treinamentos para capacitar os funcionários e diminuir o turn over. Uma boa
solução é disponibilizar cursos através do e-learning na integração do novo funcionário.
Assim ele aprende desde o inicio a cultura da empresa e como deve se comportar
naquele ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário