segunda-feira, 30 de junho de 2014

Você sabe o que é Capacitar?

   
Capacitar é tornar o profissional habilitado para desempenhar uma função, isto é, qualificar a pessoa para determinado tipo de trabalho. Um profissional preparado para adaptar-se as diversas situações do dia a dia de uma empresa, estará sempre a frente, pois conseguirá resolver as tarefas de forma eficaz e rápida aumentando assim a produtividade desta organização.

As empresas que mais crescem hoje, em seus segmentos, são as que já possuem uma forte cultura de capacitação de seus profissionais, e as universidades corporativas estão presentes na maioria delas.
Muitos gestores cometem o erro de "cortar" os investimentos para treinamento no período de crise, não entendem que quanto mais investimentos em treinamento e capacitação tiver, mais retorno em produtividade a empresa terá.

Existe o paradigma de que o treinamento ou capacitação para ser eficiente, precisa ser presencial, porém, com o avanço tecnológico, os treinamentos e capacitações a distância conseguem fazer com que o seu expectador tenha uma absorção dos conteúdos superior ao modelo presencial, sendo assim mais eficazes. Glossário, material auxiliar e fóruns de discussão, são algumas das ferramentas disponíveis, tornando estes modelos de treinamento online mais dinâmicos.


O mundo está em constante evolução, e as empresas precisam se reinventar a todo momento para continuarem "vivas" neste ambiente cada vez mais competitivo. Encare os fatos, invista em treinamento e capacitação, acredite nas soluções e-learning e alcance seus objetivos.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

O Resultado Contínuo através das Universidades Corporativas






A ideia inicial de Universidade Corporativa surgiu nas décadas de 50 e 60, onde nos EUA, pequenas e grandes empresas formaram grupos para ensinar aos trabalhadores como fazer seu trabalho de forma melhor.  Essas pequenas estruturas educacionais que se formavam dentro das organizações, começaram a se proliferar por todo território norte-americano. O objetivo era provocar mudanças para sociedade, contribuindo com educação e melhoria da qualificação profissional. Vários programas específicos foram criados e desenvolvidos para áreas distintas, como administração, finanças e marketing. Hoje, somente nos EUA existem cerca de 2000 universidades corporativas.

O surgimento das Universidades Corporativas no Brasil ocorreu na década de 90, sob a ótica de não somente qualificar o profissional, mas também abordar novas formas de pensar e trabalhar ampliando o desempenho dos funcionários no seu ambiente de trabalho.

A palavra Universidade, na visão empresarial, vem da ideia de envolver todos os níveis da organização no processo de aprendizagem, onde o compartilhamento de informações e melhores práticas tem como objetivo melhorar a performance e aumentar a produtividade.

Desenvolver competências essenciais determinantes para o sucesso da empresa, foco de aprendizado contínuo, desenvolvimento de programas estratégicos para a cadeia produtiva do negócio, e envolver os gestores como líderes dos programas de treinamento são atitudes que favorecem o crescimento da vantagem competitiva das empresas.

Desta forma, as Universidades Corporativas deixam de ser um centro de custos e passam a ser uma fonte de lucros. Investir em treinamento em momentos de crise e estar pronto para os próximos movimentos do mercado, faz com que as empresas passem de forma menos turbulenta e mais assertiva sobre as crises e consequentemente, se destaque no mercado.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

A Educação Corporativa como Ferramenta Competitiva

Numa sociedade em movimento constante, manter a competitividade é uma tarefa cada vez mais difícil para as empresas. Se destacar em meio à multidão exige esforços cada vez maiores!

A globalização, a economia, as mudanças tecnológicas e as inovações das concorrentes são fatores que influenciam no desempenho da organização.

Em meio a tantos desafios, as empresas precisam de profissionais que se adaptem a essas mudanças, que possuam conhecimentos e habilidades para propor novas soluções.


Mas como encontrar esse profissional?

Um grande problema para as empresas é a dificuldade de encontrar profissionais qualificados. Há uma grande distância entre o que é ensinado na escola e a real necessidade do mercado.

Para mudar essa situação, algumas empresas elaboram programas de educação corporativa. Com ela é possível capacitar os colaboradores de acordo com a demanda e valores da organização.

Investir na educação dos seus funcionários, preparando-os para solucionar novos desafios e criar novas possibilidades é uma forma de manter a competitividade da empresa.

Este não é um caminho fácil, exige planejamento, definição de metas e clareza dos objetivos que se pretende atingir. No entanto, quando realizada a educação corporativa é extremamente importante para o desenvolvimento da empresa.




segunda-feira, 9 de junho de 2014

Educação corporativa

As empresas são organizações sociais que utilizam recursos para atingir objetivos. Mas, para que o resultado seja alcançado é preciso o bom funcionamento e capacitação das pessoas envolvidas nesse âmbito corporativo.

A necessidade de motivar e qualificar, estes profissionais, levam as empresas a uma estratégia de educação corporativa. Baseia-se no treinamento e desenvolvimento focando o aprimoramento de habilidades mais técnicas e funcionais. Além de ser um processo de educação com organização e gestão pedagógica.


Portanto, está atitude é uma oportunidade de aprendizagem dos princípios de sucesso, ou seja, parceria, sustentabilidade, conectividade, disponibilidade, cidadania e competitividade. Requisitos importantes tanto para o mercado de trabalho quanto para a vida social.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Os Mapas Conceituais como estratégia de aprendizagem

“Professor, não apaga o quadro!”

Quem é professor, já ouviu esta frase por muitas vezes, não é? 

Como o aluno assimila todas as informações passadas em uma aula? Como pode ser feito um resumo sobre um determinado assunto?

Alguns professores, com a ideia de facilitarem a aprendizagem de seus alunos, baseados no Construtivismo, a ideia da construção de Mapas Conceituais – os Mapas Mentais – foi surgida.

Os Mapas Conceituais podem ser caracterizados por uma estratégia de organização de ideias capazes de resumirem determinados assuntos por meio de palavras-chave, imagens, símbolos em uma estrutura advinda de um conceito.

Esta estratégia pode ser capaz de permitir ao aluno passear entre os conceitos a partir da percepção dos vários elementos que podem estar inseridos no Mapa, assimilando analogias e auxiliando a capacidade de raciocínio sistemático e permitindo as relações com o todo.

Os Mapas Conceituais podem ser úteis em ‘brainstormings’, em tomadas de decisões, resolução de problemas, ou seja, em qualquer assunto, inclusivo no âmbito da Educação a Distância. O aluno deve construir seu conhecimento, e aprender a partir do reconhecimento de conceitos, estabelecendo significados.

Na educação a distância não é diferente, também devemos utilizar de estratégias que facilitem a aprendizagem – criar possibilidades de ensino-aprendizagem que possam relacionar a maior quantidade de fatos possíveis pesquisados e estudados, fazendo com que o aluno possa reter ainda melhor o conteúdo abordado.

Thay Rodrigues - Tutora da Fábrica de Cursos