Quem é professor, já ouviu esta
frase por muitas vezes, não é?
Como o aluno assimila todas as
informações passadas em uma aula? Como pode ser feito um resumo sobre um
determinado assunto?
Alguns professores, com a ideia
de facilitarem a aprendizagem de seus alunos, baseados no Construtivismo, a
ideia da construção de Mapas Conceituais – os Mapas Mentais – foi surgida.
Os Mapas Conceituais podem ser
caracterizados por uma estratégia de organização de ideias capazes de resumirem
determinados assuntos por meio de palavras-chave, imagens, símbolos em uma
estrutura advinda de um conceito.
Esta estratégia pode ser capaz de
permitir ao aluno passear entre os conceitos a partir da percepção dos vários
elementos que podem estar inseridos no Mapa, assimilando analogias e auxiliando
a capacidade de raciocínio sistemático e permitindo as relações com o todo.
Os Mapas Conceituais podem ser
úteis em ‘brainstormings’, em tomadas de decisões, resolução de problemas, ou
seja, em qualquer assunto, inclusivo no âmbito da Educação a Distância. O aluno
deve construir seu conhecimento, e aprender a partir do reconhecimento de
conceitos, estabelecendo significados.
Thay Rodrigues - Tutora da Fábrica de Cursos
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