segunda-feira, 14 de março de 2011

Hommo internetus: A evolução chega à era da informática

Partindo do princípio de que tudo evolui, a educação não poderia ficar para trás. A didática menos ainda. Os métodos de ensino atuais são muito diferentes dos usados a duzentos anos.  A educação deve procurar sempre meios de prosperar e alcançar objetivos mais eficazes. Fazer com que os estudantes se motivem e vislumbrem novas possibilidades. Guiá-los para patamares mais interessantes e com maiores meios de absorção. Buscar ferramentas que auxiliem o seu desenvolvimento.

Uma dessas ferramentas é a internet. Através dela o ensino pode ser dinamizado e atingir um número bem maior de pessoas. As aulas presenciais ganham novo ritmo. Um professor pode dar na hora um exemplo virtual e animado sobre o assunto que está falando. Um aluno pode pesquisar a qualquer momento sobre o tema que está sendo discutido em sala de aula. Os trabalhos escolares podem ser feitos com melhor acabamento e com mais nitidez e perfeição. Sem falar na rapidez em que tudo isso acontece. Tudo se encaixa na rotina dos estudantes e permite que os mesmos acompanhem o próprio crescimento. Os jovens hoje em dia se comunicam mais através dos meios eletrônicos e se quiserem podem usar tais meios para aprender mais.  A evolução tem que acontecer em todos os sentidos. A mesma chegou à era da informática. Esta está cada vez mais em foco. Seria um desperdício se não a usássemos na educação. Permite-se assim um esclarecimento maior de idéias e princípios básicos do ensino.A internet não é a única ferramenta eficaz que auxilia o aprendizado, mas com certeza é uma das mais inovadoras e promissoras.

Um comentário:

  1. Muito oportuno o texto acima, pois a educação faz parte da evolução do ser - humano melhor dizendo, ela é a própria evolução. Aqueles que gostam da informática têm a oportunidade de gerir o seu próprio aprendizado e dessa forma aprender com alegria como dizia Paulo Freire.
    “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”Paulo Freire

    ResponderExcluir