quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Confiança, a base para uma boa relação profissional.

Quando pensamos em bom relacionamento profissional, logo nos lembramos de confiança. Sem ela a convivência no ambiente de trabalho se torna ruim por trazer muitas dúvidas, assim aumenta a insatisfação da equipe, causa falta de comprometimento do pessoal e traz “ruídos” na comunicação.

Então, como mostrar que é uma pessoa confiável?

Para atestar que é confiável não basta dizer, deve demonstrar através de atitudes do dia a dia.

Existem três características que revelam se o funcionário é uma pessoa confiável.

O primeiro aspecto que se deve prestar atenção é verificar se o individuo tem uma conduta honesta, intriga e coerente no seu cotidiano. Quando a pessoa é sincera, os colegas de trabalho acreditam nela, assim se torna um local transparente e harmonioso para trabalhar. 

A segunda qualidade importante, é quando a pessoa diz que tem capacidade técnica para exercer uma função e mostra pela sua competência que consegue fazê-lo. Desta forma a equipe confia nela para praticar determinados serviços.


Por último, ter compaixão ou empatia pelo seu grupo de trabalho. Quando as pessoas se colocam no lugar dos outros e entendem os seus problemas, os funcionários produzem melhor por perceberem que todos estão querendo o mesmo resultado, consequentemente confiam que determinada pessoa não está produzindo o que deveria por estar passando por algum problema, mas que logo voltaram a gerar os mesmos resultados. 

2 comentários:

  1. Mari, ótimo assunto abordado!
    O fator mais importante na construção de um relacionamento profissional é a confiança, aliás, a confiança é à base de qualquer relacionamento. Acredito que através da confiança depositada em você ou em alguém, logo após vem à responsabilidade e credibilidade. Outro fato importante é confiarmos em nós mesmos, assim começamos a confiar nas pessoas, e as pessoas a confiarem em nós.

    ResponderExcluir
  2. Mari, muito interessante o post! Confiança é fundamental em relações profissionais. Relações essas que fazem parte do nosso dia-a-dia. Um ambiente profissional propício onde às pessoas confiam nas outras, são verdadeiras e transparentes sem dúvidas irá impactar na produtividade da empresa. Assim como a confiança na relação com nossos clientes. Transparência, credibilidade e saber ouvir o nosso cliente é fundamental em qualquer negociação.

    ResponderExcluir