segunda-feira, 7 de abril de 2014

A participação dos alunos, uma exigência na EAD

Inicialmente a educação a distância era vista com desconfiança, muitas pessoas acreditavam que a modalidade não exigia tanto do aluno, logo a mesma não passava a credibilidade necessária. Até mesmo muitos alunos que procuravam a modalidade tinham como objetivo concluir os cursos no menor tempo hábil e com a expectativa de encontrar facilidade na conclusão cursos. Havia também um temor da aceitação de cursos concluídos por essa metodologia. Atualmente observamos uma mudança drástica nesse cenário.
A educação a distância (EAD) vem ganhando espaço e credibilidade diante de um grande número de brasileiros. A cada dia as pessoas têm compreendido melhor os benefícios da educação a distância para o desenvolvimento de suas carreiras. A EAD gera novas oportunidades de capacitação para grupos de diferentes idades quebrando barreiras. Devido à quantidade de interações possíveis, além de exercícios, atividades e ferramentas que permitem acompanhar o aluno e gerir o curso com relatórios precisos os próprios alunos passaram a enxergar esse formato de capacitação com outros olhos.
Ao realizar uma capacitação na modalidade e-learning o aluno é solicitado o tempo todo. Contudo é necessário que o aluno esteja sempre em dia com os conteúdos que estão sendo abordados e também com as atividades propostas que são avaliadas e geram impacto nas notas finais do curso. Todavia cabe ao aluno saber administrar o seu tempo para ter um bom aproveitamento nas tarefas, disciplina para seguir o plano de aulas proposto além de autonomia e pro atividade.
Nos cursos online, o aluno tem de participar mais do que em um presencial. Não existe passividade desde que estejam definidos os papéis do tutor e do monitor que serão fortes aliados nesse processo. Eles irão aplicar a metodologia que foi planejada para o desenvolvimento do aluno, fazer o acompanhamento e auxiliá-los buscando sempre manter o grupo motivado e engajado.

Um comentário:

  1. Concordo com você Raquel!
    O conceito de EAD vai além do imaginário popular. E com os avanços da tecnologia é possível identificar que a educação a distância é uma metodologia de ensino onde o aluno tem que participar efetivamente dos cursos e ainda possibilita a autonomia do mesmo.

    ResponderExcluir