segunda-feira, 11 de agosto de 2014

As dificuldades de comunicação no trabalho.

A falha de comunicação é um fator que atrapalha o ambiente de trabalho. 
Muitas vezes, as pessoas acreditam que estão sendo claras ao passar uma mensagem para os outros. Contudo, nem sempre, a comunicação acontece de maneira eficaz.
 Uma situação que ilustra as falhas de comunicação é a brincadeira do telefone sem fio. Neste jogo, uma pessoa fala para quem está mais próximo uma palavra ou frase sem que as outras escutem e, assim, sucessivamente, até que a última pessoa fale a mensagem em voz alta. O final, geralmente, é bem diferente do que foi falado inicialmente.
 Isso, muitas vezes, também acontece no nosso ambiente de trabalho. Quantas vezes você fala X e a outra pessoa entende Y?  Na brincadeira essa falha de comunicação é até muito engraçada, mas no nosso dia a dia e no trabalho não!
 Uma mensagem mal compreendida pode trazer muitos problemas para a empresa. Como exemplos de falhas de comunicação na empresa podemos citar a dificuldade do funcionário em realizar uma tarefa incompreendida, a insatisfação de um cliente que não teve o seu pedido atendido adequadamente, o tempo perdido para refazer as tarefas, etc.   
 Por isso, ao se comunicar seja claro! Procure saber se você realmente foi compreendido.
Preste atenção ao que os outros estão falando com você. E em caso de dúvidas, pergunte.




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