segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Práticas para a Segurança da Informação no trabalho




A Segurança da Informação é um aspecto importante no meio corporativo, sendo esta uma das prioridades em relação aos investimentos de capital tecnológico e humano de grandes corporações, principalmente quando se tratam de empresas que lidam com dados sigilosos de clientes ou informações vitais de projetos e recursos.

Mesmo levando em conta todas as medidas de segurança estabelecidas pela empresa - como adoção de planos de backup, espelhamento, anti-vírus e firewall - algumas dicas simples de serem seguidas podem ser o diferencial em casos de ataques maliciosos.

Toda empresa, não apenas as grandes corporações, deve manter um nível de segurança em seus servidores de arquivos, serviços e acessos para garantir a integridade de seus dados. Na era da informação, estes podem ser o bem mais valioso de uma companhia.


Porém, a Segurança da Informação não é uma responsabilidade apenas do setor técnico ou gerencial. Cada funcionário é responsável por suas ações e comportamento ao utilizar a internet ou serviços digitais em seu ambiente de trabalho. Tomando certas precauções, a segurança dos seus dados e de sua empresa ficam mais protegidos de ameaças digitais ou vazamentos. Tais medidas podem ajudar a proteger não apenas os dados da empresa mas como os do próprio usuário:

Evitar pendrives e telefones:
Ao conectar um pendrive ou telefone nos computadores da empresa, o funcionário oferece um nível de risco elevado devido a facilidade com que vírus e outros programas maliciosos podem se propagar por essas mídias. Mesmo sem saber, ao conectar o cabo USB em um computador você pode estar propagando um malware capaz de causar grandes perdas ou vazamento de informação.

Não acessar sites desconhecidos:
Acessar sites desconhecidos em computadores pessoais e corporativos também oferece imenso risco à segurança de informação. Sites com códigos maliciosos podem capturar informações armazenadas no seu computador e distribuir para redes dedicadas somente ao tráfico de informações valiosas. De nomes e endereços à contas bancárias, os dados pessoais são valiosos na mão de pessoas com intenções de fraude por exemplo.

Cuidado ao usar conexões wifi públicas:
Conexões wifi públicas devem ser evitadas. Elas podem fazer parte de redes com filtro de dados, capturando assim todas as informações de acesso utilizadas através das mesmas. Conexões públicas e abertas JAMAIS devem ser usadas para realizar transações bancárias por telefones celulares ou computadores.

Não abra aquele link do e-mail:
Tanto em contas de e-mail pessoais como corporativos, a quantidade de links que recebemos é enorme. Certos links, mesmo que recebidos de remetentes conhecidos, devem ser acessados com cuidado, verificando para onde realmente apontam. Em caso de dúvida, entre em contato com o remetente para confirmar o recebimento de um link suspeito.

Você não foi o ganhador de nenhuma promoção:
Seja através de um banner chamativo em um site visitado ou por um belo e-mail que recebeu, você não foi ganhador de sorteio nenhum. Jamais clique nesse tipo de chamada para recolher prêmios ou recompensas.

Só faça download de programas com permissão da administração de TI:
Se o seu sistema está solicitando qualquer tipo de atualização, instalação ou autorização de recursos que você não entende, entre em contato com o suporte de tecnologia. Muitos softwares maliciosos podem vir embutidos com essas instalações. Devemos sempre prestar atenção em todos os passos de uma instalação antes de avançar. Caixas marcadas com a concordância de termos e instalações de outros softwares são a principal causa de problemas em computadores.

Não fale da sua empresa em redes socias:
Ninguém precisa saber que você está acessando uma rede social através do computador da empresa. Não troque mensagens com informações do seu trabalho, endereço, horários. Além do risco digital, essas informações podem ser usadas por criminosos de todos os tipos.

São muitas as precauções que devem ser tomadas por toda a equipe, sendo a principal delas o bom senso. Policie-se e policie seu colega, por mais chato que possa parecer, é para o bem de todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário