segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Autocontrole emocional




Receber uma crítica negativa, lidar com um colega mal educado, atender a um cliente muito exigente e difícil de agradar, elaborar um trabalho em equipe em que as pessoas não se entendem...


Estes são exemplos de algumas situações difíceis vivenciadas no ambiente de trabalho. Nem sempre, as pessoas envolvidas estão preparadas para lidar com estas situações e acabam agindo de forma impensada.

A maneira como o profissional reage a estes problemas pode ter consequências positiva ou negativa para a sua carreira. Por exemplo, a reação de um vendedor ao ser destratado por um cliente. O profissional pode responder ao cliente no mesmo tom, de forma grosseira, ou então, pode manter a calma e falar de maneira educada, controlando assim, a sua reação inicial de reagir. Provavelmente, será mais fácil solucionar o problema do cliente ao agir de acordo com a segunda opção, mantendo o autocontrole.

O autocontrole é fundamental para atuar em momentos como estes, evitando atitudes precipitadas e que podem ter consequências desastrosas para a carreira do profissional. 

Para isso, é importante reconhecer as suas próprias emoções e identificar como elas podem influenciar no seu trabalho. Com o autoconhecimento é mais fácil controlar as suas reações.

Para agir com o autocontrole é fundamental:
1- Pensar bem antes de tomar qualquer decisão, 
2- Avaliar a situação (tente compreender os pontos de vista das pessoas envolvidas na situação),  
3- Analisar as possíveis alternativas (pense nos prós e contra de cada uma) e as suas consequências.

Agora sim, é o momento de agir, optando pela escolha mais acertada. 

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