terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

@querido.professor

[caption id="attachment_107" align="alignleft" width="150" caption="Márcio Gonçalves - Doutorando em Ciência da Informação e professor universitário"][/caption]
Com a pluralização da internet e a facilidade de utilização de novos recursos de telefonia móvel, cada vez mais adeptos se comunicam através das redes sociais. A disseminação das redes entre as novas gerações, acostumadas desde muito pequenas a interagir nos meios, faz com que o âmbito educacional reveja alguns conceitos.

A cada dia, a utilização de redes como Orkut e Facebook cresce em todo o mundo: o acesso as redes sociais supera inclusive a frequência de visitas a contas de e-mail. Por este motivo, ignorar essas tecnologias é um agravante para educadores: utilizar estes recursos como ferramenta de comunicação e interação poderá surtir resultados inesperados.

O professor de Comunicação Social Márcio Gonçalves, adepto as redes sociais, enfatiza a importância da presença do professor no mundo virtual: “O professor do século XXI precisa ser um multiplicador do saber extramuros. Ou seja: diante da sociedade da informação e do conhecimento, com tecnologias que permitem cada vez mais interatividade, o docente, para acompanhar essa dinâmica, necessita estar com seus alunos além da sala de aula. A internet possibilita essa nova dinâmica comunicacional e o aluno se sente mais próximo do professor quando eles se encontram na sala de aula.”

Atente-se para estas alternativas afinal, é cada vez mais perceptível a integração entre o mundo virtual e a educação.

2 comentários:

  1. Nossa!
    Tive aula com o Márcio e ele realmente é bem visionário. Parabéns!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Compartilho o ponto de vista do professor. Acho que a integração do ensino com as redes sociais é inevitável e os professores podem fazer isso de livre e espontânea vontade, ou serão obrigados a isso em um futuro bem próximo. RS! Muitas disciplinas estão se tornando telepresenciais e EAD, então não há como fugir já é presente.

    ResponderExcluir