segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O analista (de Bagé e) do cotidiano.

Hoje é aniversário do escritor Luis Fernando Veríssimo. Ele completa 75 anos em atividade total. Filho do também escritor Érico Veríssimo, nasceu em Porto-Alegre em 1936. Veríssimo é conhecido nacionalmente por sua vasta obra. Suas crônicas do cotidiano são regadas a um humor leve e despretensioso. Humor esse, que é sua grande marca. Ele sabe como ninguém retratar o dia-dia com simplicidade e prestando homenagem aos tipos mais variados de pessoas que convivem na cidade. Além de escritor é músico e poeta. Possui em seu currículo personagens antológicos como o detetive Ed Mort e o analista de Bagé. Suas obras foram editadas e reeditadas várias vezes e seus contos e crônicas ganharam diversas organizações. Entre as mais conhecidas estão “Comédias para se ler na escola” e “As mentiras que os homens contam”. Esta última foi adaptada para a televisão. Não só essa. Várias outras ganharam versões televisivas que foram ao ar com grande êxito. Luis Fernando também é roteirista desse veículo.Ele consegue orquestrar em seus livros as mais variadas situações retratando cada uma delas com vigor e bom-humor. Diz ele, que não consegue passar mais de um dia sem escrever. Seja o que for. Esse grande escritor é acima de tudo um observador da vida moderna e de seus costumes.

3 comentários:

  1. Sorte nossa que ainda temos entre nós esse grande escritor, que continua nos ensinando a encarar a vida com mais leveza e humor através de sua obra.

    ResponderExcluir
  2. Espero que permaneça entre nós por bastante tempo!!
    Dizem que os bons morrem cedo... está aew a exceção!!

    ResponderExcluir
  3. Caramba! O Veríssimo filho é um dos meus escritores favoritos, ele que me introduziu a leitura, devo muito a esse cara. Vamos ver o que ele guarda pra gente nos anos que vem pela frente.

    ResponderExcluir