sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Da luz elétrica à luz de um craque!



Hoje dia 21 de outubro é comemorado o dia do ecumenismo.


Nessa mesma data em 1879, Thomas Edison inventava a chamada lâmpada elétrica. Foi uma experiência inovadora. Ele conseguiu a façanha de deixá-la acesa por 45 horas. A parir daí o invento foi sendo desenvolvido e ganhou variações. Hoje em dia existem diversos modelos e até lâmpadas fluorescentes. Thomas Edison literalmente nos trouxe a luz.


Já em 21 de outubro de 1833 nascia Alfred Nobel. Ele era um químico e inventor sueco que deu origem ao Prêmio Nobel. Foi o inventor da dinamite. Dizem que ele ficou profundamente transtornado ao se dar conta de que seu maior invento estava sendo usado com a finalidade de provocar destruição e guerras. Sendo assim, deixou documentado em seu testamento que gostaria que premiassem as pessoas que mais contribuíram para a evolução da humanidade.


Nesse mesmo dia em 1984, morria o cineasta francês François Truffaut. Ficou conhecido Por seu estilo único de filmar e por sua maneira própria de conduzir as narrativas. Tinha uma delicadeza e ao mesmo tempo uma altivez ao elaborar e guiar suas histórias. Entre seus filmes mais conhecidos estão “A noiva estava de preto” e “A noite americana”.


Indo para a modalidade dos esportes, em 21 de outubro de 1940 nascia o craque Edison Arantes do Nascimento, conhecido mundialmente como Pelé. É considerado o rei do futebol e coleciona títulos e uma infinidade de gols. Ao fazer seu milésimo gol (o qual foi extremamente aguardado e comentado) deu um recado para o Brasil dizendo para que cuidássemos das crianças.


E continuando no assunto do futebol, em 21 de outubro de 1998 o time do Santos conquistou seu primeiro título internacional após um intervalo de 29 anos. O prêmio no caso, foi a taça Commebol.

2 comentários: