sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Um negro de alma negra.



Em 1964, neste mesmo dia o prêmio Nobel da paz era entregue a Martin Luther King. Recapitulemos quem foi essa marcante figura. Ele era pastor protestante e atuou em várias frentes como ativista político. Lutou pelos direitos civis e pela cidadania dos negros nos Estados unidos e no mundo. Porém sua luta não foi calcada em armas de fogo ou armas brancas. Foi composta por lemas de amor ao próximo e de reconhecimento dos direitos e deveres de cada um. Tinha um discurso altamente intelectual e inteligente que proporcionava a aproximação com o povo e com a sociedade. Sociedade esta que estava carente de novos conceitos e atitudes. Foi através de seu grito por igualdade que o movimento contra a segregação racial nos Estados Unidos despertou. Foi um homem acolhedor das minorias e de suas necessidades. Reconhecedor das virtudes do povo e de seus problemas mais íntimos e pessoais. Viveu na pele o racismo por ser negro. Mas não se abalou e pôs firmes seus interesses na sua caminhada. Não se deixou abalar por ameaças. Foi em frente
com seus ideais e com suas convicções. Em 1968 foi assassinado minutos antes de dar início a uma marcha por direitos igualitários. Porém sua voz não se calou. Ela continua ecoando em nossas mentes e corações que clamam por justiça e afeto para com o próximo.


"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
Martin Luther King 

2 comentários:

  1. Martin Luther King é um homem genial, acima de tudo ele é um mestre da retórica e da oratória, os discursos desse homem são um exemplo para todas as gerações que se sucedem.

    ResponderExcluir
  2. Um homem que mudou a realidade de sua época, em favor do seu próximo. A força motivacional de seus discursos é impressionante.

    ResponderExcluir