segunda-feira, 20 de outubro de 2014

O impacto do e-Learning no crescimento das organizações



O modo de aprendizado tem evoluído com o passar dos tempos. Se o início de tudo estava numa lousa e giz, cadernos e carteiras, hoje o aluno é inundado por uma quantidade de informações sem fim.
Não precisamos nos afastar muito. Há cerca de 30 anos atrás, a forma mais comum de pesquisa era através de consultas a enciclopédias e livros específicos, encontrados em grandes bibliotecas. Hoje, basta um clique na internet e toda a informação pode ser consultada em frações de segundos.

Se a forma de pesquisa evoluiu, como não evoluir a forma como aumentamos o nosso conhecimento?
A informação está na palma da nossa mão, com acessos a smartphones e outros dispositivos móveis. Vivemos na internet, comprando coisas, pagando contas, pesquisando assuntos, trocando idéias e aprendendo. Então, porque não estudando?

Segundo, o e-Learning Industry, um dos sites mais conceituados de educação online, as instruções de ensino que já utilizam o e-Learning, o consideram como o 2º melhor método de treinamento.
Alguns dos motivos, estão relacionados a própria vida que hoje possuímos: a escassez de horas úteis diárias, o trânsito caótico das cidades, a administração compartilhada numa casa, faz com que nosso tempo seja cada vez mais valioso e difícil de ser redistribuído para outras tarefas.

O e-Learning possibilita tal adaptação, sem deslocamentos e grandes custos envolvidos. A redução de 50% de custos atrelados a treinamentos nas empresas e a diminuição de 60% do tempo de dedicação do instrutor são indicadores reais da importância do e-Learning nos dias atuais.
Em 2013, cerca de 46% dos universitários fizeram algum curso online, e em 2019 pelo menos 50% das aulas em universidades serão online. O uso da tecnologia no nosso dia-a-dia fortalece a disseminação deste formato de educação.

Com foco em Educação Corporativa, o e-Learning apresenta um aumento de 50% na produtividade, uma vez que ao melhorar o desempenho dos seus colaboradores, as organizações alcançam uma diminuição nos custos operacionais e se torna mais competitiva.
Treinamentos presenciais são mais caros e necessitam de adaptações e deslocamento para aplicação. Quando falamos de diminuição de custos atrelados a projetos, o e-Learning pode atuar de forma muito conveniente, pois possui um ótimo custo x benefício, além de ser uma solução que pode ser aplicada em organizações de qualquer porte, sem barreiras geográficas.

Os treinamentos são estratégicos para o aumento de produtividade, aumento da competitividade e consequente crescimento da receita.
A educação continuada tem um impacto positivo na performance, na evolução profissional e na forma como o colaborador reconhece seus benefícios.
O conhecimento e as habilidades desenvolvidas são os ativos mais importantes para o capital intelectual de qualquer empresa que deseja ser competitiva e bem-sucedida. É necessário investir não somente em educação, mas sim nas melhores formas de alcance daqueles que buscam aprimorar seus conhecimentos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário