segunda-feira, 30 de março de 2015

Como gerar engajamento em EAD?


O sucesso dos treinamentos online está na participação dos alunos. Para que eles se mantenham motivados durante um programa e-learning, não basta qualidade do conteúdo, mas também engajamento dos usuários, suporte dos tutores, compartilhamento de resultados, entre outros fatores que fazem toda a diferença.
Plataformas de fácil interação, onde o usuário tenha facilidade de acesso ao material disponibilizado são fatores primordiais para que o e-learning seja atrativo ao aluno.
Envolver os alunos/colaboradores no processo também é essencial, pois através de resolução de dúvidas e compartilhamento de informações, é possível trabalhar esse engajamento. 
Fóruns, redes sociais, pesquisas de satisfação e avaliação, canal aberto para sugestões são ferramentas que aumentam a incidência da participação dos alunos no processo.
Os gestores também devem estar engajados ao processo de motivação do aluno, se utilizando de relatórios de acompanhamento, tutoria motivacional, criação de campanhas de adesão, tratamento do silêncio virtual, entre outros. Sem o acompanhamento do projeto, não é possível checar o sucesso dele, e quais melhorias podem ser providas.
É preciso analisar e mensurar o Projeto constantemente, para que as evoluções ocorram em direção ao cenário que nos é apontado. Baseado nessas informações, é possível desenhar soluções adequadas a cada perfil de usuário e a cada faixa do Projeto.
A melhoria contínua é a base fortalecida para o sucesso de qualquer projeto, e com o e-Learning não seria diferente.
Gestores e alunos devem expor suas ideias e suas percepções para que as informações possam ser somadas e utilizadas em todo o processo.

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