segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Você sabe liderar?

Ao contrário do que muitos pensam ser ‘líder’ e ser ‘chefe’ exigem posturas completamente diferentes. O líder de uma equipe caminha junto e vai muito além daquela hierarquia que prevê “manda que pode, obedece quem tem juízo”.

Mas não há um perfil pré-definido que garanta o sucesso – ou fracasso – durante uma caminhada de liderança. Até porque, não há como desassociar a sua personalidade do universo profissional. Por isso, a maneira de liderar é diferente. Há alguns introspectivos, outros mais extrovertidos, existem aqueles que ainda não sabem se portar diante do novo desafio. O importante é que, de acordo com aquelas características mais pertinentes, saiba-se extrair o que há de melhor para agregar à sua maneira de gerir bons resultados.


Confiança na equipe, ser motivado (e saber motivar), saber ouvir e orientar, ter vontade de inovar, planejar, controle emocional, saber negociar e, principalmente, acompanhar de perto os resultados são alguns pontos que colabora a favor do resultado. Essas habilidades podem ser desenvolvidas, sim, ao longo do tempo. Basta dedicação e, principalmente, treino.

Outro ponto importante é ter autoconhecimento e manter o controle emocional. Saber das suas limitações ajuda a traçar melhor as estratégias de acordo com o seu perfil. Entretanto, fundamental mesmo é capacitar-se em diversos tipos de liderança para colaborar da melhor maneira em qualquer tipo de situação. Você pode, por exemplo, ser um líder visionário, agregador, comandante ou modelador: tudo depende da situação em que você está enquadrado.

Thalita Góis – Fábrica de cursos

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

As dificuldades de comunicação no trabalho.

A falha de comunicação é um fator que atrapalha o ambiente de trabalho. 
Muitas vezes, as pessoas acreditam que estão sendo claras ao passar uma mensagem para os outros. Contudo, nem sempre, a comunicação acontece de maneira eficaz.
 Uma situação que ilustra as falhas de comunicação é a brincadeira do telefone sem fio. Neste jogo, uma pessoa fala para quem está mais próximo uma palavra ou frase sem que as outras escutem e, assim, sucessivamente, até que a última pessoa fale a mensagem em voz alta. O final, geralmente, é bem diferente do que foi falado inicialmente.
 Isso, muitas vezes, também acontece no nosso ambiente de trabalho. Quantas vezes você fala X e a outra pessoa entende Y?  Na brincadeira essa falha de comunicação é até muito engraçada, mas no nosso dia a dia e no trabalho não!
 Uma mensagem mal compreendida pode trazer muitos problemas para a empresa. Como exemplos de falhas de comunicação na empresa podemos citar a dificuldade do funcionário em realizar uma tarefa incompreendida, a insatisfação de um cliente que não teve o seu pedido atendido adequadamente, o tempo perdido para refazer as tarefas, etc.   
 Por isso, ao se comunicar seja claro! Procure saber se você realmente foi compreendido.
Preste atenção ao que os outros estão falando com você. E em caso de dúvidas, pergunte.




segunda-feira, 4 de agosto de 2014

A vida no ambiente de trabalho

Atualmente percebe-se que o local onde as pessoas mais encontram-se localizadas é o ambiente de trabalho. Geralmente, oito horas dos nossos dias são destinados ao ofício. Nota-se, também, que a falta de produtividade pode ser, por consequência, a má qualidade de vida neste local.

O ambiente de trabalho e o relacionamento entre as pessoas as quais dividem este local devem ser harmônicos. Algumas pequenas atitudes podem favorecer no convívio, como dar bom dia, por exemplo. O incentivo ao trabalho em equipe pode ser uma alternativa para melhorar a vivência, com a finalidade de produzir uma união. Além do respeito o qual deve ser a atitude mais importante em qualquer âmbito de relação social.

Portanto, é inquestionável que se o ambiente de serviço e as relações entre os funcionários forem favoráveis o sujeito estará sempre estimulado, disposto a ir trabalhar e renderá muitos lucros. 

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Orientações para o uso do AVA: a importância de uma ambientação do aluno dentro de um espaço virtual para a construção de seu conhecimento

Independentemente dos conceitos intrínsecos tecnológicos do aluno dentro da sala de aula online, deve-se considerar que este aluno deve perceber as características e exigências que o ensino online desempenhará. Uma boa orientação ao aluno virtual dá abertura a ampliar o potencial educacional tanto para o AVA quanto para o aluno.

Deve-se levar em consideração que não é pelo fato do aluno ter decidido realizar um curso a distância online, que este possua habilidades necessárias para ter sucesso neste meio. É necessário que as informações sobre o uso da internet estejam acessíveis ao aluno do curso antes mesmo deste começar. Essa orientação para a ambientação dos alunos dentro dos AVA’s pode ocorrer por diversas maneiras: tanto através de manuais, tutoriais ou até mesmo através da mediação do próprio professor virtual.

Auxiliar os alunos virtuais na maneira em que podem utilizar o tempo ajuda a diminuir a sobrecarga de informações. Cada qual com suas especificidades de tempo de interpretação e agilidade do manuseio de sites. O gerenciamento do tempo é um dos primeiros assuntos que devem ser permeados dentro de tutoriais disponíveis para a utilização dos AVA’s para a Educação à Distância Online.

O professor virtual, mesmo que haja a presença de tutoriais de utilização destes ambientes, tem o papel de ser um guia capaz de criar estrutura e ambiente para o curso, possibilitando, em conjunto com os alunos, a produção do conhecimento e sentidos dentro desses ambientes, havendo assim, a ideia da responsabilidade destes alunos na criação da comunidade de aprendizagem e a importância da interação de todos nesta.

A importância de uma orientação para a ambientação do aluno nos cursos online se dá através do simples fato de considerar que, por ser um ambiente capaz de abranger culturas, lugares e especificidades diferentes, os alunos que irão o compor tem características específicas. Considerando pelo fato em que um aluno pode ou não ter habilidades tecnológicas é necessário que sejam orientados a respeito dos recursos existentes e os caminhos possíveis para a construção do conhecimento.

A informação e as ferramentas estão presentes, é necessário que haja um direcionamento com relação à maneira em que podem ser utilizadas. De nada adiantaria a presença neste ambiente de ótimos recursos, muitos materiais didáticos, salas de chat e fóruns se o aluno não for capaz de fazer uso desses recursos para entender a abordagem. 

A orientação para a aula online, como dito anteriormente, pode ocorrer através de manuais, tutoriais e/ou pela mediação dos professores online. Com a presença, ou não, dos manuais ou tutoriais, a importância do professor online no processo de adaptação do ambiente, é de grande responsabilidade. Dentro deste processo, pode-se destacar tipo de orientações necessárias para tal:

Navegação pelo site do curso; 
Discutir os modelos de aprendizagem online;
Ao início do curso, criar laços com os alunos dando abertura para a retirada de possíveis dúvidas e como obter ajuda;
Lista de perguntas mais frequentes, junto com suas respostas.

A orientação é de extrema importância para os alunos online, independentemente da maneira que seja feita. Não se pode prever se os alunos serão nativos ou imigrantes digitais, se terão facilidade ou dificuldade na utilização das ferramentas, se saberão intuitivamente a maneira de acessar o curso ou navegar por ele.

Por isso, é de alta responsabilidade a garantia de oferta de auxílios para a adaptação dos alunos para que eles recebam a melhor preparação possível, criem possibilidades, estabeleçam relações e sentido para que venham a construir conhecimentos, tanto pela recepção de informações quanto por participar de discussões e debates dentro dos ambientes virtuais de aprendizagem, aprofundando pontos de vista sobre o que vai seja a proposta do curso.

Thay Rodrigues - Tutora da Fábrica de Cursos

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Inteligência emocional

No universo empresarial entendesse - Para se manter bem sucedido no universo empresarial é importante que o profissional seja racional, ou seja, as emoções não devem influenciar em suas decisões. No entanto, isso não ocorre na prática: as emoções sempre estão presentes no cotidiano. Quando o funcionário apresenta um problema pessoal, por exemplo, caso não tenha controle sobre seus sentimentos, seja ele qual for, pode prejudicar, de forma direta ou indireta, o resultado de seu trabalho. Portanto, para que qualquer trabalho seja realizado de maneira eficiente é necessário inteligência emocional. 

Para isto, é necessário aliar autoconhecimento e descobrir a origem das emoções, utilizando-as, assim, a seu favor. Quando permitimos sentir algo mesmo que seja ruim, isto nos faz refletir, desta forma teremos mais chances desenvolver possibilidades para a resolução dos problemas.

Saber admitir suas limitações e as dos outros também é muito importante. Conhecer as próprias expectativas, fraquezas e ambições são cruciais para obter a inteligência emocional. Após alcançar essa sabedoria é interessante estendê-la para as pessoas ao seu redor. Consequentemente, sua compreensão será maior com as pessoas. 


segunda-feira, 14 de julho de 2014

O futuro das reuniões corporativas já chegou

Novos modelos de reuniões otimizam tempo e colaboram para a produtividade das equipes de maneira mais eficiente  

‘Time is Money.’ Gestores e líderes de equipe, geralmente, são guiados por este termo.  Faz todo sentido. No mundo business, onde a busca incessante por resultados é palavra de ordem, estudar estratégias em grupos e marcar reuniões periódicas são desafios cada vez mais custosos, já que dispor de tempo pode, inclusive, interferir nos resultados. Entretanto, optar por não realizar esses encontros em equipe pode malograr o sucesso dos negócios.


Por este motivo, empresas de diversos ramos, optam por realizar as famosas reuniões em equipe utilizando ferramentas online. Estas opções de comunicação livre, ou seja, disponível ao acesso de todos, muitas vezes não oferecem o suporte necessário. Elas tornam-se suscetíveis, por exemplo, durante a troca informações sigilosas, além do risco de disseminação de vírus entre as fontes, pois serve como porta de entrada nas redes. Mas outras soluções, desenvolvidas para atender, justamente, a esta nova necessidade já podem ser adquiridas.

Um bom exemplo é o Citrix Go ToMeeting. Dentre os recursos disponíveis, o Citrix permite realizar, em tempo real, reuniões de equipes sem a necessidade de deslocamento, através de videoconferências. Mas esta vantagem não o faria melhor diante de outras opções. Mas se afirmássemos que esta reunião poderia ser feita com diversos colaboradores conectados, com toda a segurança e suporte, seria o bastante para destacá-lo dos demais? E mais: essas mesmas reuniões podem ser gravadas e assistidas quando os participantes desejarem. Além da confiabilidade das informações, o Citrix permite, ainda, compartilhamento de arquivos, fóruns de discussão, armazenamento de catálogos de cursos, entre outras vantagens.  

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Inteligência emocional no trabalho

A inteligência emocional envolve as percepções voltadas em prol de si mesmo. Para que um indivíduo desempenhe bem uma atividade, o mesmo necessita de inteligência intelectual, flexibilidade mental, objetivos traçados e equilíbrio emocional. 

É importante ter percepção, ou seja, identificar os sentimentos: analisar a expressão facial é um bom exemplo. A pessoa que possui essa habilidade identifica a variação e mudança no estado emocional do outro. Devemos tentar entender e captar variações emocionais, mesmo não estando evidentes e, sobretudo, ter o controle e habilidade para lidar com os próprios sentimentos.

Contudo, observamos que as emoções podem ser determinantes. Elas poderão comandar as reações diante de adversidades, conflitos, negociações e decisões importantes na carreira profissional.

Saber controlá-las, portanto, já é um grande passo para atingir o sucesso. O autoconhecimento é um dos pilares da inteligência emocional. Pessoas emocionalmente inteligentes têm consciência de suas habilidades, pontos fortes e fracos e se concentram nos fortes. Além disso, percebem como os seus padrões emocionais afetam sua forma de pensar e também as pessoas a sua volta. 

Também é fundamental desenvolver empatia: criar e gerir relacionamentos profissionais, entender e respeitar as diferenças observando pontos que possam existir em comum com o outro.
A motivação é outro fator relevante, ou seja, influenciar e engajar pessoas na atmosfera corporativa são duas ações próprias de profissionais emocionalmente inteligentes. Eles conseguem atuar de forma colaborativa com os colegas, chefes e subordinados.

Dentre os aspectos fundamentais é importante destacar o autoconhecimento emocional a habilidade de reconhecer as próprias emoções e sentimentos, o controle emocional que se dará pela facilidade em lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida.