segunda-feira, 23 de março de 2015

Mudanças - Como as causas podem impactar a equipe.

As empresas passam invariavelmente por mudanças durante sua existência, principalmente em momentos de crises econômicas ou revoluções tecnológicas. Da troca de pessoal ao corte de benefícios, é importante para a equipe que fique claro quais são as causas de determinadas mudanças e quais os impactos que elas podem gerar, tanto positiva quanto negativamente.

Mudanças causadas por fatores externos são os mais comuns, uma vez que o mundo muda numa velocidade que nos obriga a acompanhar, muitas vezes, contra nossa vontade ou capacidade técnica (não raramente, financeira). Mudanças devido a fatores externos tendem a causar um menor impacto na equipe, pois tratam de assuntos geralmente globais para toda a empresa, dificilmente afetando um setor ou um indivíduo em particular.

Mudanças por forças internas são diferentes no aspecto emocional, produtivo e financeiro de uma equipe ou indivíduo. Essas mudanças podem se tratar de troca de setores, necessidades especiais de um grupo específico ou até mesmo corte de salários por baixa produtividade etc.

Uma equipe que verifica mudanças na empresa sem saber suas causas, tende a se preocupar muitas vezes com motivos que não lhes dizem respeito, o que pode influenciar no bom convívio e na produtividade.

Estar ciente dos motivos de mudanças e trabalhar juntos para superar as dificuldades é a melhor maneira de passar por momentos como esse.

segunda-feira, 16 de março de 2015

A importância da educação corporativa

As empresas são organizações sociais que utilizam de recursos para atingir objetivos. Mas, para obter os resultados esperados é preciso motivar e capacitar os funcionários, os quais, são essências para a construção de uma instituição.

Para atender a essa necessidade de qualificação dos integrantes de uma corporação é importante mostrá-los que há interesse em investi-los. Assim os empregados sentiram-se valorizados. Uma solução e excelente estratégia para isso é o uso da educação corporativa. Com o uso de uma metodologia com treinamentos e desenvolvimento digno, focando no aprimoramento de habilidades técnicas, funcionais e comportamentais é perceptível uma melhoria na formação da equipe. Lembrando que um acompanhamento pedagógico favorece, ainda mais, essa iniciativa. Esse investimento é crucial parar o crescimento profissional. Uma empresa que demostra cuidado com seus subordinados apresenta uma ótima reputação no mercado.

Portanto, esta atitude abre as portas para o sucesso e progresso interno da instituição, afetando as ações externas. Porque empregados bem treinados geram clientes satisfeitos e fieis. 

segunda-feira, 9 de março de 2015

A Educação a distância e suas possibilidades

O aluno no contexto da educação a distância online é livre para buscar suas informações, resolver seus problemas e produzir conhecimento significativo de acordo com seu interesse de estudo.

As tecnologias de informação e comunicação, as possibilidades de interatividade nas novas tecnologias, são capazes de romper as barreiras de tempo e espaço. As tecnologias da informação e comunicação permitem que pessoas que estão em diferentes localizações geográficas possam habitar o mesmo espaço, se conectando a qualquer momento. Esta possibilidade oferece novas oportunidades de aprendizagem em novos meios e formatos de materiais didáticos, além de novas estratégias pedagógicas nos ambientes virtuais de aprendizagem.

Os alunos, ao terem acesso às informações e produzirem conhecimento, compartilham experiências culturais de outros participantes que contribuem para que possam se tornar indivíduos mais capazes de serem responsáveis e conscientes por suas necessidades e interesses de aprendizagem, de forma consciente e autônoma.

Conclui-se que no processo de educação a distância online, os envolvidos tenham acesso às informações e participem do processo a partir das trocas dessas informações e experiências, desenvolvendo conhecimentos e relações do mundo em que vivem a partir do apoio dos mediadores.

A importância da orientação dentro dos ambientes virtuais de aprendizagem se faz necessária em todos os aspectos e considerações de um aluno virtual. A mediação para a ambientação do aluno além de ter como objetivo o auxílio, e o incentivo deve ter um papel de orientação para o uso dos recursos presentes dos ambientes virtuais afim de que haja uma melhor utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem e um efetivo do processo de construção do conhecimento por parte dos alunos.

Percorrer os conceitos de tecnologia e educação, desde um modelo convencional e presencial chegando à educação a distância online, foi de importância para este estudo que teve por objetivo enfatizar o valor da ambientação, por parte dos alunos e por parte dos professores, dentro dos ambientes virtuais de aprendizagem, que se faz amplamente necessária.

Thay Rodrigues - Tutora da Fábrica de Cursos 

segunda-feira, 2 de março de 2015

Mobile Learning



O Mobile Learning é uma modalidade da Educação a distância. Acontece quando a interação entre os participantes se dá através de dispositivos móveis, como smartphones, notebooks, tablets, entre outros.

Como criar uma experiência única usando tecnologia mobile? É claro que o aluno está usando um dispositivo móvel procura o que será interessante ou necessário naquele momento.

E isso é o Mobile learning: aproveitar os recursos únicos dos dispositivos móveis para o aprendizado. Pense como você pode aumentar o engajamento dos alunos com a utilização de câmeras, gravação de vídeo, microfone, sensores (de movimento), GPS, touch screen, textos e muitos recursos a sua disposição.

Mlearning é algo que está acontecendo agora, em todo o mundo, em todos os setores e em todas as pequenas e médias empresas.

De acordo com diferentes fontes, o uso do mobile learning está criando um impacto positivo nos seguintes pontos:
- Satisfação do usuário;
- Produtividade do usuário;
- Processos colaborativos;
- Agilidade dos negócios.

Algumas dicas para o uso do mobile learning são:
- Distribuição do conteúdo em pequenas doses ao invés de oferecer todo o conteúdo em um único evento;
- Oferecer oportunidades de reflexão e aplicação dos conhecimentos;
-Aplicação de gamefication para aumentar o engajamento dos alunos e oferecer um ambiente seguro para a prática de novas habilidades;
- Estabelecer comunidades de prática para o compartilhamento dos conhecimentos entre os alunos



É vital criar condições de trabalho ideais (incluindo a tecnologia) para manter seus funcionários sempre conectados uns com os outros, para poderem facilmente compartilhar ideias, documentos, arquivos etc.

Por Raquel Mazula

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Mobile na Educação e Capacitação

Hoje é incomum uma pessoa não possuir um smartphone,  a tecnologia de fato chegou as nossas mãos e a cada dia que passa, mais novidades e melhorias ocorrem. Em pensar que há alguns anos atrás, as possibilidades que temos hoje eram possíveis somente em filmes futurísticos.
Juntamente com a evolução da tecnologia, a educação não ficou para trás, em um ritmo menos acelerado foi evoluindo juntamente com as novidades tecnológicas. A educação à distância deixou de ser uma tendência. As principais faculdades e universidades do mundo já usam esta metodologia há algum tempo.
A internet também passou por evoluções. Hoje temos acesso em nossos smartphones a poderosa rede 4G que pode alcançar uma velocidade de 4 a 100 vezes superior ao conhecido e ainda muito usado 3G.
Com acesso a rede 4G, a navegação através de equipamentos móveis conseguiu igualar e muitas vezes superar a internet que possuímos em casa ou no trabalho.
O tempo é algo cada vez mais escasso no mundo cotidiano. Exercemos tantas atividades que acabamos deixando alguns pontos de lado. Muitas empresas não conseguem parar a linha de produção para capacitar, e o uso dos equipamentos móveis para treinamento pode ser uma alternativa a ser observada.Os treinamentos a distancia através dos equipamentos móveis é chamado de mobile learning.
O mobile learning já é utilizado por algumas organizações e instituições de ensino e é a forma mais prática e rápida para acesso aos treinamentos. É possível participar de fóruns, baixar vídeos e artigos sobre o tema e até mesmo enviar arquivos, como trabalho ou atividade solicitada.
Aprendizagem de hoje não se limita à mesa ou uma sala de aula. A aprendizagem móvel, ou mobile learning, é ideal para o fornecimento de conteúdo para os alunos, no momento da necessidade e no contexto do ambiente de aprendizagem.

A Fábrica de Cursos está preparada para desenvolver um programa de treinamentos em equipamentos móveis. Entre em contato conosco e abra as portas para novidades tecnológicas que temos a nossa disposição.


sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Como agir em momentos de crise?

Seja um momento de instabilidade econômica ou uma queda no setor de atuação da sua empresa, as crises são inevitáveis.

Até mesmo, as empresas mais sólidas são capazes de sofrer, assim como as prematuras. A grande questão é: O que fazer em momentos de crise?



Não espere a crise chegar:
Observe o mercado e planeje uma estratégia para gerir a crise de uma forma coerente. Ter um plano B, faz toda a diferença na velocidade da reação e recuperação de uma empresa. Essas estratégias necessariamente não precisam serem geradas e executadas pelo alto escalão da empresa. Os colaboradores devem fomentar novas ideias e dar feedback do que acontece no mercado, afinal são esses profissionais que estão no front-end.

Agir rapidamente:
Caso não seja possível prever a crise, aja o mais rapidamente possível. Dar prioridade demonstra desejo de antecipação aos problemas e o quanto importa a reversão da situação.

Mudar para não perder:
Em chinês, a palavra CRISE é representada por dois ideogramas: perigo e oportunidade. Para enfrentar uma crise é preciso entender o ambiente de negócios e ter ações planejadas para reagir. Mas como fazer isso na prática?
Existe uma falsa crença, que se um modelo de negócio funcionou tão bem até aquele momento, ele deve seguir sem alterações.  São exatamente esses momentos de crise que ajudam a questionar toda o trabalho executado, e que já dominamos tão bem e o que ainda precisa ser feito. Se observarmos com um pouco de atenção, veremos que muitas empresas consideradas sólidas não mudaram em tempos de crise e perderam mercado. Mudar é mais que necessário para garantir a sobrevivência, mas a mudança deve ser feita com processos bem definidos.

Por onde iniciar a mudança:
Primeiro deve ser reavaliado o plano de negócios. Verifique em que situação a empresa está hoje de fato e para onde o negócio pode e quer ir. Desenhe objetivos para esse novo cenários. Crie metas de curto e médio prazo. O grande ponto é aproveitar-se das oportunidades e tirar delas o melhor.

Em resumo, a saída não é apenas uma redução de custos operacionais e financeiros, mas pensar diferente e fazer mais de forma melhor com os recursos que se têm.

Para finalizar, gostaria de citar Winston Churchill, grande estrategista e político britânico: “Um pessimista vê dificuldade em toda oportunidade; um otimista vê oportunidade em toda dificuldade”.


segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Autocontrole emocional




Receber uma crítica negativa, lidar com um colega mal educado, atender a um cliente muito exigente e difícil de agradar, elaborar um trabalho em equipe em que as pessoas não se entendem...


Estes são exemplos de algumas situações difíceis vivenciadas no ambiente de trabalho. Nem sempre, as pessoas envolvidas estão preparadas para lidar com estas situações e acabam agindo de forma impensada.

A maneira como o profissional reage a estes problemas pode ter consequências positiva ou negativa para a sua carreira. Por exemplo, a reação de um vendedor ao ser destratado por um cliente. O profissional pode responder ao cliente no mesmo tom, de forma grosseira, ou então, pode manter a calma e falar de maneira educada, controlando assim, a sua reação inicial de reagir. Provavelmente, será mais fácil solucionar o problema do cliente ao agir de acordo com a segunda opção, mantendo o autocontrole.

O autocontrole é fundamental para atuar em momentos como estes, evitando atitudes precipitadas e que podem ter consequências desastrosas para a carreira do profissional. 

Para isso, é importante reconhecer as suas próprias emoções e identificar como elas podem influenciar no seu trabalho. Com o autoconhecimento é mais fácil controlar as suas reações.

Para agir com o autocontrole é fundamental:
1- Pensar bem antes de tomar qualquer decisão, 
2- Avaliar a situação (tente compreender os pontos de vista das pessoas envolvidas na situação),  
3- Analisar as possíveis alternativas (pense nos prós e contra de cada uma) e as suas consequências.

Agora sim, é o momento de agir, optando pela escolha mais acertada.