segunda-feira, 28 de julho de 2014

Orientações para o uso do AVA: a importância de uma ambientação do aluno dentro de um espaço virtual para a construção de seu conhecimento

Independentemente dos conceitos intrínsecos tecnológicos do aluno dentro da sala de aula online, deve-se considerar que este aluno deve perceber as características e exigências que o ensino online desempenhará. Uma boa orientação ao aluno virtual dá abertura a ampliar o potencial educacional tanto para o AVA quanto para o aluno.

Deve-se levar em consideração que não é pelo fato do aluno ter decidido realizar um curso a distância online, que este possua habilidades necessárias para ter sucesso neste meio. É necessário que as informações sobre o uso da internet estejam acessíveis ao aluno do curso antes mesmo deste começar. Essa orientação para a ambientação dos alunos dentro dos AVA’s pode ocorrer por diversas maneiras: tanto através de manuais, tutoriais ou até mesmo através da mediação do próprio professor virtual.

Auxiliar os alunos virtuais na maneira em que podem utilizar o tempo ajuda a diminuir a sobrecarga de informações. Cada qual com suas especificidades de tempo de interpretação e agilidade do manuseio de sites. O gerenciamento do tempo é um dos primeiros assuntos que devem ser permeados dentro de tutoriais disponíveis para a utilização dos AVA’s para a Educação à Distância Online.

O professor virtual, mesmo que haja a presença de tutoriais de utilização destes ambientes, tem o papel de ser um guia capaz de criar estrutura e ambiente para o curso, possibilitando, em conjunto com os alunos, a produção do conhecimento e sentidos dentro desses ambientes, havendo assim, a ideia da responsabilidade destes alunos na criação da comunidade de aprendizagem e a importância da interação de todos nesta.

A importância de uma orientação para a ambientação do aluno nos cursos online se dá através do simples fato de considerar que, por ser um ambiente capaz de abranger culturas, lugares e especificidades diferentes, os alunos que irão o compor tem características específicas. Considerando pelo fato em que um aluno pode ou não ter habilidades tecnológicas é necessário que sejam orientados a respeito dos recursos existentes e os caminhos possíveis para a construção do conhecimento.

A informação e as ferramentas estão presentes, é necessário que haja um direcionamento com relação à maneira em que podem ser utilizadas. De nada adiantaria a presença neste ambiente de ótimos recursos, muitos materiais didáticos, salas de chat e fóruns se o aluno não for capaz de fazer uso desses recursos para entender a abordagem. 

A orientação para a aula online, como dito anteriormente, pode ocorrer através de manuais, tutoriais e/ou pela mediação dos professores online. Com a presença, ou não, dos manuais ou tutoriais, a importância do professor online no processo de adaptação do ambiente, é de grande responsabilidade. Dentro deste processo, pode-se destacar tipo de orientações necessárias para tal:

Navegação pelo site do curso; 
Discutir os modelos de aprendizagem online;
Ao início do curso, criar laços com os alunos dando abertura para a retirada de possíveis dúvidas e como obter ajuda;
Lista de perguntas mais frequentes, junto com suas respostas.

A orientação é de extrema importância para os alunos online, independentemente da maneira que seja feita. Não se pode prever se os alunos serão nativos ou imigrantes digitais, se terão facilidade ou dificuldade na utilização das ferramentas, se saberão intuitivamente a maneira de acessar o curso ou navegar por ele.

Por isso, é de alta responsabilidade a garantia de oferta de auxílios para a adaptação dos alunos para que eles recebam a melhor preparação possível, criem possibilidades, estabeleçam relações e sentido para que venham a construir conhecimentos, tanto pela recepção de informações quanto por participar de discussões e debates dentro dos ambientes virtuais de aprendizagem, aprofundando pontos de vista sobre o que vai seja a proposta do curso.

Thay Rodrigues - Tutora da Fábrica de Cursos

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Inteligência emocional

No universo empresarial entendesse - Para se manter bem sucedido no universo empresarial é importante que o profissional seja racional, ou seja, as emoções não devem influenciar em suas decisões. No entanto, isso não ocorre na prática: as emoções sempre estão presentes no cotidiano. Quando o funcionário apresenta um problema pessoal, por exemplo, caso não tenha controle sobre seus sentimentos, seja ele qual for, pode prejudicar, de forma direta ou indireta, o resultado de seu trabalho. Portanto, para que qualquer trabalho seja realizado de maneira eficiente é necessário inteligência emocional. 

Para isto, é necessário aliar autoconhecimento e descobrir a origem das emoções, utilizando-as, assim, a seu favor. Quando permitimos sentir algo mesmo que seja ruim, isto nos faz refletir, desta forma teremos mais chances desenvolver possibilidades para a resolução dos problemas.

Saber admitir suas limitações e as dos outros também é muito importante. Conhecer as próprias expectativas, fraquezas e ambições são cruciais para obter a inteligência emocional. Após alcançar essa sabedoria é interessante estendê-la para as pessoas ao seu redor. Consequentemente, sua compreensão será maior com as pessoas. 


segunda-feira, 14 de julho de 2014

O futuro das reuniões corporativas já chegou

Novos modelos de reuniões otimizam tempo e colaboram para a produtividade das equipes de maneira mais eficiente  

‘Time is Money.’ Gestores e líderes de equipe, geralmente, são guiados por este termo.  Faz todo sentido. No mundo business, onde a busca incessante por resultados é palavra de ordem, estudar estratégias em grupos e marcar reuniões periódicas são desafios cada vez mais custosos, já que dispor de tempo pode, inclusive, interferir nos resultados. Entretanto, optar por não realizar esses encontros em equipe pode malograr o sucesso dos negócios.


Por este motivo, empresas de diversos ramos, optam por realizar as famosas reuniões em equipe utilizando ferramentas online. Estas opções de comunicação livre, ou seja, disponível ao acesso de todos, muitas vezes não oferecem o suporte necessário. Elas tornam-se suscetíveis, por exemplo, durante a troca informações sigilosas, além do risco de disseminação de vírus entre as fontes, pois serve como porta de entrada nas redes. Mas outras soluções, desenvolvidas para atender, justamente, a esta nova necessidade já podem ser adquiridas.

Um bom exemplo é o Citrix Go ToMeeting. Dentre os recursos disponíveis, o Citrix permite realizar, em tempo real, reuniões de equipes sem a necessidade de deslocamento, através de videoconferências. Mas esta vantagem não o faria melhor diante de outras opções. Mas se afirmássemos que esta reunião poderia ser feita com diversos colaboradores conectados, com toda a segurança e suporte, seria o bastante para destacá-lo dos demais? E mais: essas mesmas reuniões podem ser gravadas e assistidas quando os participantes desejarem. Além da confiabilidade das informações, o Citrix permite, ainda, compartilhamento de arquivos, fóruns de discussão, armazenamento de catálogos de cursos, entre outras vantagens.  

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Inteligência emocional no trabalho

A inteligência emocional envolve as percepções voltadas em prol de si mesmo. Para que um indivíduo desempenhe bem uma atividade, o mesmo necessita de inteligência intelectual, flexibilidade mental, objetivos traçados e equilíbrio emocional. 

É importante ter percepção, ou seja, identificar os sentimentos: analisar a expressão facial é um bom exemplo. A pessoa que possui essa habilidade identifica a variação e mudança no estado emocional do outro. Devemos tentar entender e captar variações emocionais, mesmo não estando evidentes e, sobretudo, ter o controle e habilidade para lidar com os próprios sentimentos.

Contudo, observamos que as emoções podem ser determinantes. Elas poderão comandar as reações diante de adversidades, conflitos, negociações e decisões importantes na carreira profissional.

Saber controlá-las, portanto, já é um grande passo para atingir o sucesso. O autoconhecimento é um dos pilares da inteligência emocional. Pessoas emocionalmente inteligentes têm consciência de suas habilidades, pontos fortes e fracos e se concentram nos fortes. Além disso, percebem como os seus padrões emocionais afetam sua forma de pensar e também as pessoas a sua volta. 

Também é fundamental desenvolver empatia: criar e gerir relacionamentos profissionais, entender e respeitar as diferenças observando pontos que possam existir em comum com o outro.
A motivação é outro fator relevante, ou seja, influenciar e engajar pessoas na atmosfera corporativa são duas ações próprias de profissionais emocionalmente inteligentes. Eles conseguem atuar de forma colaborativa com os colegas, chefes e subordinados.

Dentre os aspectos fundamentais é importante destacar o autoconhecimento emocional a habilidade de reconhecer as próprias emoções e sentimentos, o controle emocional que se dará pela facilidade em lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Você sabe o que é Capacitar?

   
Capacitar é tornar o profissional habilitado para desempenhar uma função, isto é, qualificar a pessoa para determinado tipo de trabalho. Um profissional preparado para adaptar-se as diversas situações do dia a dia de uma empresa, estará sempre a frente, pois conseguirá resolver as tarefas de forma eficaz e rápida aumentando assim a produtividade desta organização.

As empresas que mais crescem hoje, em seus segmentos, são as que já possuem uma forte cultura de capacitação de seus profissionais, e as universidades corporativas estão presentes na maioria delas.
Muitos gestores cometem o erro de "cortar" os investimentos para treinamento no período de crise, não entendem que quanto mais investimentos em treinamento e capacitação tiver, mais retorno em produtividade a empresa terá.

Existe o paradigma de que o treinamento ou capacitação para ser eficiente, precisa ser presencial, porém, com o avanço tecnológico, os treinamentos e capacitações a distância conseguem fazer com que o seu expectador tenha uma absorção dos conteúdos superior ao modelo presencial, sendo assim mais eficazes. Glossário, material auxiliar e fóruns de discussão, são algumas das ferramentas disponíveis, tornando estes modelos de treinamento online mais dinâmicos.


O mundo está em constante evolução, e as empresas precisam se reinventar a todo momento para continuarem "vivas" neste ambiente cada vez mais competitivo. Encare os fatos, invista em treinamento e capacitação, acredite nas soluções e-learning e alcance seus objetivos.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

O Resultado Contínuo através das Universidades Corporativas






A ideia inicial de Universidade Corporativa surgiu nas décadas de 50 e 60, onde nos EUA, pequenas e grandes empresas formaram grupos para ensinar aos trabalhadores como fazer seu trabalho de forma melhor.  Essas pequenas estruturas educacionais que se formavam dentro das organizações, começaram a se proliferar por todo território norte-americano. O objetivo era provocar mudanças para sociedade, contribuindo com educação e melhoria da qualificação profissional. Vários programas específicos foram criados e desenvolvidos para áreas distintas, como administração, finanças e marketing. Hoje, somente nos EUA existem cerca de 2000 universidades corporativas.

O surgimento das Universidades Corporativas no Brasil ocorreu na década de 90, sob a ótica de não somente qualificar o profissional, mas também abordar novas formas de pensar e trabalhar ampliando o desempenho dos funcionários no seu ambiente de trabalho.

A palavra Universidade, na visão empresarial, vem da ideia de envolver todos os níveis da organização no processo de aprendizagem, onde o compartilhamento de informações e melhores práticas tem como objetivo melhorar a performance e aumentar a produtividade.

Desenvolver competências essenciais determinantes para o sucesso da empresa, foco de aprendizado contínuo, desenvolvimento de programas estratégicos para a cadeia produtiva do negócio, e envolver os gestores como líderes dos programas de treinamento são atitudes que favorecem o crescimento da vantagem competitiva das empresas.

Desta forma, as Universidades Corporativas deixam de ser um centro de custos e passam a ser uma fonte de lucros. Investir em treinamento em momentos de crise e estar pronto para os próximos movimentos do mercado, faz com que as empresas passem de forma menos turbulenta e mais assertiva sobre as crises e consequentemente, se destaque no mercado.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

A Educação Corporativa como Ferramenta Competitiva

Numa sociedade em movimento constante, manter a competitividade é uma tarefa cada vez mais difícil para as empresas. Se destacar em meio à multidão exige esforços cada vez maiores!

A globalização, a economia, as mudanças tecnológicas e as inovações das concorrentes são fatores que influenciam no desempenho da organização.

Em meio a tantos desafios, as empresas precisam de profissionais que se adaptem a essas mudanças, que possuam conhecimentos e habilidades para propor novas soluções.


Mas como encontrar esse profissional?

Um grande problema para as empresas é a dificuldade de encontrar profissionais qualificados. Há uma grande distância entre o que é ensinado na escola e a real necessidade do mercado.

Para mudar essa situação, algumas empresas elaboram programas de educação corporativa. Com ela é possível capacitar os colaboradores de acordo com a demanda e valores da organização.

Investir na educação dos seus funcionários, preparando-os para solucionar novos desafios e criar novas possibilidades é uma forma de manter a competitividade da empresa.

Este não é um caminho fácil, exige planejamento, definição de metas e clareza dos objetivos que se pretende atingir. No entanto, quando realizada a educação corporativa é extremamente importante para o desenvolvimento da empresa.